Suporte e resistência: o essencial das negociações

Os níveis de suporte e resistência são níveis significativos no gráfico do ativo de onde o preço regressa com frequência, e negociar na quebra e nas reversões de tendência é uma das mais populares métodos de escolha da entrada no mercado.

As linhas de suporte e resistência são os mais óbvios indicadores de análise técnica. No mínimo, você deve estar utilizando-nas porque os investidores e negociantes do mundo todo confiam nelas.

Linhas de suporte e resistência no gráfico

A linha horizontal no painel de desenho da IQ Option
A linha horizontal no painel de desenho da IQ Option

Você pode desenhar essas linhas em qualquer tipo de gráfico: barras, velas, área ou linha. Mas assim como em outras formas de análise técnica, elas são mais visíveis nos gráficos de vela e de barra (imagens clicáveis):

Níveis de suporte e resistência ajudam os negociantes a descobrir em que ponto comprar um ativo com preço em queda, e quando contar com o aumento dos preços. Como você pode ver, os níveis de suporte e resistência refletem os picos e quedas no gráfico de preços.

Esses locais de preços extremos são a fundação do trading. Eles refletem a lei do mercado financeiro: oferta do vendedor e demanda do comprador. Os níveis de suporte e resistência são formados no gráfico porque os lances são guiados pelo nível dos preços atingidos no passado. Eles não querem correr riscos, e começam a se livrar de suas posições atuais para manter um nível seguro.

Os traders que usam os níveis de suporte e resistência têm estratégias em seu arsenal tanto para o rebote a partir do nível, quanto para a quebra do nível.

Rebotes

Quando o preço se aproxima dos níveis a partir dos quais retornou no passado, é muito provável que retorne novamente, de forma a construir um corredor de preços (Fig. 1).

Suporte e resistência
Fig. 1. Pontos de entrada no mercado

A Figura 1 mostra o movimento do preço em um plano com limites claros. O limite superior do plano serve como resistência para o mercado, e o inferior, como suporte. O primeiro ponto efetivo de entrada no mercado para compra é o momento do rebote a partir do nível de suporte, obtendo lucro no limite oposto. De forma similar, um ponto de entrada para venda é o momento do rebote a partir do nível de resistência no extremo superior, lucrando no nível de suporte.

Além dos níveis horizontais de suporte e resistência, também há níveis inclinados. Estes são chamados de linha de tendência. (Fig.2)

Fig. 2 A linha de tendência e o nível de suporte formam um triângulo
Fig. 2 A linha de tendência e o nível de suporte formam um triângulo

As linhas de tendência indicam a direção do movimento do preço. Elas são construídas usando o máximo local da tendência de baixa e o mínimo local das tendências de alta.

O trading de tendência é considerado eficaz com uma estratégia que utiliza níveis horizontais (Fig.3)

Fig. 3 Pontos de entrada nos níveis horizontais
Fig. 3 Pontos de entrada nos níveis horizontais

Os níveis de resistência do preço após um rompimento podem muito bem servir de suporte para preços futuros. Isso é observado claramente na Figura 3. As flechas apontam os pontos de entrada para compra. A entrada é feita nos movimentos do preço em direção à tendência.

Se o movimento é mais forte e o preço rompe o suporte da tendência, os negociantes aplicam uma estratégia baseada no rompimento dos níveis de suporte e resistência.

Rompimentos

Os rompimentos dos níveis de suporte e resistência são uma excelente oportunidade para o negociante pegam um momento forte de preço forte. Essa abordagem é mais difícil de se utilizar do que a primeira, porque o negociante precisa acompanhar o mercado quase constantemente para não perder o ponto de entrada. Muitos negociantes que aproveitam o rompimento não entram imediatamente, mas esperam pelo retorno após o rompimento e somente depois disso dão a entrada (Fig. 4).

Figura 4: Entrando no mercado após o retorno de um rompimento
Figura 4: Entrando no mercado após o retorno de um rompimento

Falso rompimento

Os rompimentos dos níveis de suporte e resistência acontece exatamente o oposto: o preço retorna ao nível e toma a direção oposta (Fig. 5):

Figura 5. Falso rompimento do nível de suporte
Figura 5. Falso rompimento do nível de suporte

Em casos como este, é melhor aguardar até o fechamento da próxima vela após o rompimento e analisar a situação do mercado. Se o preço retornar após a quebra e a vela se direcionar para o lado oposto do rompimento, trata-se provavelmente de um falso rompimento.

No caso de um rompimento verdadeiro de tendência, é melhor entrar com o retorno após o rompimento, como mostrado na Figura 4.

Conclusão

Negociar com níveis de suporte e resistência tem a vantagem da psicologia de massas: os participantes do mercado focam em como o preço se comportou em situações similares no passado. Eles medem as máximas e mínimas em determinado intervalo de tempo (por exemplo, na semana passada), e avaliam eventos que ocorreram durante este período ou que podem ocorrer num futuro próximo. Se as informações relacionadas ao ativo não sugerirem nenhuma perturbação e não houver nenhum evento que afetaria o ativo mais do que semana passada, é lógico assumir que o preço seguirá no mesmo corredor.

Para negociar usando este método, você só precisa aprender a construir as linhas de suporte e resistência e monitorar as notícias para evitar entrar em uma disparada inesperada.

Qualquer referência ao histórico dos movimentos ou níveis dos preços é informativa e baseada em análises externas e nós não garantimos que qualquer desses movimentos ou níveis ocorrerão novamente no futuro.

AVISO DE RISCO

As negociações em opções binárias possuem alto nível de risco e podem resultar na perda dos seus fundos.

Avatar

Autor: Vagner Andres

Compartilhe Este Artigo no
468 ad
Translate »
EURUSD=X 
$1.11  (0.04%)
JPY=X 
$108.55  (-0.10%)
GBPUSD=X 
$1.29  (-0.18%)
CHF=X 
$0.9907  (0.18%)
CAD=X 
$1.33  (0.51%)
AUDUSD=X 
$0.6827  (0.25%)
NZDUSD=X 
$0.6433  (0.48%)
EURGBP=X 
$0.8569  (0.25%)
EURCHF=X 
$1.10  (0.25%)
EURCAD=X 
$1.47  (0.53%)
EURAUD=X 
$1.62  (-0.20%)
EURNZD=X 
$1.72  (-0.42%)
EURJPY=X 
$120.24  (-0.05%)
GBPJPY=X 
$140.30  (-0.29%)
CHFJPY=X 
$109.55  (-0.25%)
CADJPY=X 
$81.83  (-0.54%)
AUDJPY=X 
$74.09  (0.16%)
NZDJPY=X 
$69.80  (0.39%)
GBPCHF=X 
$1.28  (0.00%)
GBPAUD=X 
$1.89  (-0.45%)
GBPCAD=X 
$1.71  (0.28%)
%d blogueiros gostam disto: