O Indicador que Detecta Tanto a Direção, Quanto a Força

O Índice Médio Direcional (Average Directional Index – ADX) é uma ferramenta de análise técnica usada para medir a força da tendência. O indicador direcional positivo (+DI) e o indicador direcional negativo (-DI) acompanham a linha ADX, destacando a direção da tendência. Usados juntos, eles formam um sistema de negociação que é capaz de determinar ambas, a direção e a força da tendência.

O ADX é usado para identificar tendências fortes e pontos de entrada e de saída potencialmente lucrativos. Este indicador foi desenvolvido e apresentado ao público por Welles Wilder, um guru da análise técnica do século XX.

O ADX como é mostrado na plataforma comercial IQ Option
O ADX como é mostrado na plataforma comercial IQ Option

A lógica por trás

Quão forte é a tendência atual? Este é o questionamento que o ADX é perfeitamente capaz de responder. O indicador foi criado com o único propósito de quantificar a força da tendência.

A média móvel da faixa de expansão do preço é utilizada como fundação para o ADX.
O indicador consiste em três linhas: a ADX em si (linha amarela), a linha +DI (linha verde), e a linha –DI (linha vermelha). A +DI mede a força da tendência, enquanto a –DI mede a intensidade do movimento descendente. A linha DX mostra a força da tendência em geral ao crescer em ambas tendências crescente e decrescente.

O índice consiste em três linhas principais
O índice consiste em três linhas principais

Quando a +DI está acima da –DI, é considerado que a direção ascendente está se sobrepondo.
Do contrário, quando a –DI está mais alta que a +DI, a preferência direcional é de baixa.

É importante entender que a ADX (linha amarela) demonstra somente a força da tendência e não sua direção. A direção da tendência, por sua vez, pode ser determinada ao observar as linhas +DI e –DI (linhas vermelha e verde).

A linha ADX mostra a força da tendência, a +DI e a -DI mostram sua direção.
A linha ADX mostra a força da tendência, a +DI e a -DI mostram sua direção.

Como configurar?

Configurar o indicador Average Directional Index na plataforma IQ Option é fácil.

Clique no botão “Indicadores” no canto inferior esquerdo da tela. Depois, escolha o ADX da lista de indicadores possíveis.

Configurando o indicador. Passo um
Configurando o indicador. Passo um

Vá para a aba “Configurar & Aplicar” e simplesmente clique no botão “Aplicar” se você quer usar o indicador com os parâmetros padrão. Ou você pode ajustá-los de acordo com sua preferência. Note que ao aumentar o período, você diminui a sensibilidade do ADX e ao mesmo tempo aumenta sua precisão.

Configurando o indicador. Passo dois
Configurando o indicador. Passo dois

O ADX está pronto para uso.

Como usá-lo no trading?

Negociar com a tendência reduz riscos e aumenta o potencial de lucro. Por isso, muitos traders preferem conferir a força da tendência com a ajuda do ADX antes de investir seus fundos. Existem duas principais maneiras de usar o indicador:

1) Cruzamento DI

Quando as linhas direcionais positiva e negativa se cruzam, geralmente significa uma reversão da tendência. Esta informação pode ser utilizada para determinar pontos ideais de entrada. Para investidores que utilizam este sistema de trading, os sinais são os seguintes:

  • Entre no mercado (comprando opções Acima) quando a +DI estiver acima da –DI e a tendência geral for crescente.
+DI e -DI em cruzamento de alta
+DI e -DI em cruzamento de alta
  • Deixe o mercado (compre opções Abaixo) quando a +DI estiver abaixo da –DI e a tendência geral for decrescente.

2) Força da Tendência

No trading, não só a direção da tendência importa. A força da tendência também é importante e define o valor do lucro que um trader de Forex seria capaz de tirar de um negócio. Há situações de empate (por exemplo, utilizando a estratégia de trading strangle) quando a direção da tendência não importa até que a volatilidade do mercado esteja suficientemente alta.

O ADX oscila de 0 a 100, sendo 0 o equivalente a um mercado totalmente plano e 100 o representante de uma tendência extremamente poderosa.

Avaliação da Força Força da Tendência pelo ADX
0-25 Tendência Ausente ou Fraca
25-50 Tendência Forte
50-75 Tendência Muito Forte
75-100 Tendência Extremamente Forte

Nesse caso, o ADX pode ser combinado com outros indicadores que mostram a direção da ação futura do movimento do preço.

Conclusão

O Índice Médio Direcional é um indicador de análise técnica realmente único, que combinado com outros indicadores, pode se tornar a mais avançada ferramenta de trading nas mãos de um trader. Usado numa combinação com as linhas +DI e –DI (como sugerido na plataforma IQ Option) é não só capaz de prever a força da tendência, mas também sua direção.

Como qualquer outro indicador, porém, deve ser usado com cautela e conferido duas vezes em diferentes intervalos de tempo. O ADX pode estar atrasado em relação à tendência real e pode, por isso, fornecer informações ultrapassadas.

Qualquer referência ao histórico dos movimentos ou níveis dos preços é informativa e baseada em análises externas e nós não garantimos que qualquer desses movimentos ou níveis ocorrerão novamente no futuro.

AVISO DE RISCO

As negociações em opções binárias possuem alto nível de risco e podem resultar na perda dos seus fundos.

Avatar

Autor: Vagner Andres

Compartilhe Este Artigo no
468 ad
Translate »

Seguidores e Curtidas Grátis !

Acesse para ganhar seguidores e curtidas no Instagram gratuitamente...

Saiba mais...
%d blogueiros gostam disto: