Indicadores Como Escolher da Maneira Correta?

Com o número de indicadores na plataforma da IQ Option crescendo a cada dia, pode não ser tão fácil escolher um indicador que se adapte ao seu estilo de negociação pessoal e às suas preferências. Mais de 100 indicadores podem ser encontrados no respectivo menu da sala de negociação. Mas como você pode escolher o melhor? Hoje, analisamos de perto as principais categorias de indicadores e fornecemos uma breve visão geral dos recursos que um aspirante a analista técnico deve conhecer.

Todos os indicadores de análise técnica encontrados na plataforma IQ Option se enquadram em uma das seis principais categorias com suas características e uso distintos: momentum (ou ímpeto), tendência, volatilidade, médias móveis, volume ou outros.

Os indicadores de momentum, como o nome indica, acompanham a dinâmica, o ímpeto, do mercado. Em outras palavras, eles ajudam a estimar a força de um movimento de preço positivo ou negativo. Quanto mais rápida a mudança, mais forte é o ímpeto. Mas por que você deveria saber disso? Na negociação, a força da tendência pode ser tão importante quanto a direção da tendência. Quanto mais forte a tendência, mais oportunidades de negociação ela pode oferecer. Os níveis de stop-loss (parar perdas) e de take-profit (recolher lucro) também serão definidos de forma diferente para um mercado que se move lentamente e um altamente volátil. Os indicadores de momentum mais populares incluem: Oscilador Aroon, Awesome Oscillator, Balanço de Poder, Oscilador de Preço Destendenciado (DPO) e o Oscilador Estocástico.

Aroon e DPO: populares indicadores de momentum

Indicadores de tendência ajudam você a determinar a direção da tendência. Alguns podem dizer que a direção da tendência é autoexplicativa e não requer nenhuma ferramenta adicional para ser detectada. No entanto, às vezes é benéfico examinar determinados aspectos da tendência separadamente. Mais do que isso, certas ferramentas nesta categoria podem oferecer uma nova perspectiva sobre a tendência existente e fornecer a você uma compreensão melhor e mais profunda dos processos do mercado subjacente. Os indicadores de tendência mais populares incluem: Índice de Movimento Direcional Médio, Bandas de Bollinger %B, CCI, Ichimoku Cloud, Dinâmico de McGinley e SAR Parabólica.

Os indicadores de volatilidade, como o nome indica, medem a volatilidade de determinado ativo. Pode-se dizer que quanto maior a volatilidade, maior o risco financeiro associado ao ativo, mas também maior o potencial de retorno. Os indicadores de volatilidade, portanto, ajudam a determinar períodos de mudanças rápidas e lentas de preço. Quando o mercado está estagnado e o preço permanece o mesmo, a volatilidade é baixa e as oportunidades de negociação são limitadas. Quando o preço começa a flutuar, a volatilidade do mercado sobe. Os indicadores mais importantes desta categoria incluem ATR, Bandas de Bollinger e Canais de Donchian.

Canais de Donchian sobrepostos no gráfico de preços

As médias móveis são um grupo separado de indicadores que funcionam de maneira muito semelhante. Em suma, suavizam a linha de tendência, reduzindo o ruído dos preços e fazendo com que a tendência subjacente se destaque mais. Elas podem ser especialmente úteis quando o mercado está incerto sobre a direção futura da tendência. Além disso, são úteis quando um ponto de reversão de tendência precisa ser determinado. Duas ou mais médias móveis podem formar um sistema de negociação próprio.

Ao contrário de todos os outros indicadores, os indicadores de volume não são baseados na ação do preço. Em vez disso, eles usam um conjunto diferente de dados, ou seja, o volume de negociação. O último pode ser de grande valia ao tentar estabelecer o melhor período para a negociação. O volume de negociação crescente/decrescente pode ser uma indicação de uma reversão de tendência futura. Ele é, portanto, popular como uma ferramenta complementar. O número desses indicadores é limitado, e cada um deles trabalha de forma bastante diferente.

Onda de Volume de Weis

“Outros” indicadores englobam todos os outros indicadores (principalmente os exclusivos) que não se enquadram em uma das categorias anteriormente mencionadas. Embora peculiares, a maioria deles pode se tornar uma adição valiosa ao seu arsenal de negociação, se aplicada corretamente.

Quantos indicadores você deve usar para um único sistema de negociação? A resposta vai variar de acordo com a pessoa a quem você faz essa pergunta. No entanto, a regra geral é usar não mais do que três. Enquanto três é o máximo, também é possível negociar com apenas dois ou mesmo um indicador. Observe que, ao negociar com apenas um indicador, pode ser aconselhável verificar novamente os sinais enviados em diferentes períodos de tempo ou prestar atenção também aos dados fundamentais.

Quando você sabe que tipo de ativos deseja negociar e como, você pode compilar seu próprio sistema de negociação usando as informações acima. Se, por exemplo, você quiser negociar mercados altamente voláteis e abrir a negociação no momento de uma reversão de tendência, considere o uso de indicadores de volatilidade e de tendência.

Muitos traders recomendam o uso de indicadores de diferentes grupos.

E isso faz sentido, pois qual seria o objetivo de usar dois indicadores diferentes da mesma categoria? Eles podem apresentar informações sob uma nova perspectiva ou fornecer uma visão interessante, mas, na maioria dos casos, você pode querer indicadores de diferentes categorias que se complementem.

Agora que você já sabe como desenvolver um sistema de negociação próprio e combinar os indicadores corretamente, você pode ir para a plataforma de negociação e testá-los, aprendendo ainda mais durante esse processo. A prática leva à perfeição, e a negociação não é uma exceção a essa regra.

Qualquer referência ao histórico dos movimentos ou níveis dos preços é informativa e baseada em análises externas e nós não garantimos que qualquer desses movimentos ou níveis ocorrerão novamente no futuro.

AVISO DE RISCO

As negociações em opções binárias possuem alto nível de risco e podem resultar na perda dos seus fundos.

Avatar

Autor: Vagner Andres

Compartilhe Este Artigo no
468 ad
Translate »

Você conhece o cartão digio ?

Sem anuidade, sem conta em banco. E você ainda controla tudo pelo celular.
Baixe o aplicativo e peça o seu.

Saiba mais...
%d blogueiros gostam disto: