Indicador “Bandas de Bollinger

As Bandas de Bollinger são um indicador de análise técnica que foi apresentado pela primeira vez nos anos 1980 por um técnico de longa data, John Bollinger. O principal objetivo do indicador é prever o comportamento futuro do gráfico de preços.

As Bandas de Bollinger consistem em uma média móvel e duas linhas limite de trading. As últimas são o resultado da adição (ou subtração) de um desvio padrão a (de) uma média móvel normal. Em estatística, o desvio padrão é uma medida usada para qualificar a quantia de variação. Em análise técnica, o desvio padrão (SD) é usado para estimar a volatilidade do preço de um ativo.

As linhas limite no trading estão num desvio padrão (SD) de distância da média móvel

Em outras palavras, quanto mais alto o desvio padrão, mais amplo o corredor de preços de um ativo em determinado período de tempo. Medindo o quão distante é o desvio de um preço a partir de seu valor médio é de grande ajuda quando se deseja prever futuras flutuações.

Como as Bandas de Bollinger funcionam?

Como descrito acima, o indicador consiste em três linhas: uma média móvel exponencial e dois canais de preços acima e abaixo dela. Os canais de preços dependem da ação do preço, ampliando-se nos momentos de alta volatilidade e contraindo-se nos momentos de estabilidade no mercado. As linhas-limite dos preços são desvios padrão do ativo em questão que medem a atividade do trading sobre a tendência.

Para os investidores, a volatilidade é tão importante quanto a direção da tendência e sua força: mercados voláteis fornecem oportunidades adicionais de trading. Se você quer entender como utilizar as Bandas de Bollinger no trading, é importante entender que elas são baseadas em uma ideia simples: quando o nível dos preços sobe/cai muito, ele deve retornar ao normal. Também se pode notar que períodos calmos, de baixa volatilidade, são geralmente seguidos por sérios movimentos no mercado, que também podem ser previstos com a ajuda das Bandas de Bollinger. Tudo o que foi dito acima pode ser utilizado pelos traders para determinar os melhores pontos de entrada.

Como configurar?

Configurar as Bandas de Bollinger na plataforma IQ Option é fácil. Para fazer isso, simplesmente clique no botão “Indicadores” no canto inferior esquerdo da tela e selecione “Linhas de Bollinger” na lista dos indicadores disponíveis.

Bandas de Bollinger
Configurando o indicador: passo um

Depois clique em “Aplicar” se você prefere trabalhar com os parâmetros recomendados. Ou então clique em “Configurar & Aplicar” e tenha a oportunidade de ajustar o período e estabelecer o desvio padrão de acordo com as suas necessidades.

Bandas de Bollinger
Configurando o indicador: passo dois

O indicador está pronto para uso.

Como usar as Bandas de Bollinger no seu trading diário?

Para usar as Bandas de Bollinger efetivamente no trading diário, é essencial entender as características básicas da volatilidade do preço e de suas aplicações no trading.

Via de regra, períodos de baixa volatilidade são, geralmente, intercalados com períodos de alta volatilidade. Na tendência de baixa, os preços costumam flutuar entre o corredor inferior e a linha média. Na tendência de alta, do contrário, o preço fica no corredor entre a linha superior e a linha média.

Períodos de baixa e alta volatilidade como identificados no indicador Bandas de Bollinger

Quanto mais o mercado fica estável, mais altas são as chances de uma explosão de volatilidade. As Bandas de Bollinger são perfeitas para apontar tais momentos. Usando este indicador, o trader consegue prever futuras flutuações de volatilidade e determinar posições de sobrecompra e sobrevenda para abrir um negócio no melhor momento.

Quando o ativo deixa o corredor “normal” de preços, a maioria dos traders com aversão a riscos param de abrir novos negócios e aguardam uma nova estabilização do mercado.

Características Especiais

O Squeeze

A situação em que as linhas-limite dos preços se aproximam ou se unem é chamada de “squeeze” (aperto). Tais períodos indicam baixa volatilidade atual e potencial para alta volatilidade num futuro próximo. Porém, o indicador não fornece ao trader as informações de um momento em particular onde a volatilidade deve aumentar. Os traders permanecem inativos, em sua maioria, durante o squeeze.

Breakouts

Aproximadamente 90% da ação do preço ocorre dentro do corredor de preços. Os eventos que ocorrem nos outros 10% do tempo são chamados de breakouts. Um breakout é um evento durante o qual a ação do preço deixa o corredor “normal”. Eles não devem ser usados como sinais de negócios, já que não fornecem nenhuma informação sobre a força e direção da tendência futura.

Combine e conquiste

As Bandas de Bollinger são boas para mostrar a volatilidade atual e às vezes para prever flutuações do mercado que estão por vir, mas não são uma ferramenta universal de trading. De acordo com o próprio Sr. Bollinger, este indicador deve ser combinado com outros indicadores para atingir seu potencial máximo de previsão e eficiência.

Conclusão

As Bandas de Bollinger são um indicador que vale a pena estudar e usar no trading real. Não só é simples e útil, mas também tem o potencial de dar ao trader o sinal do momento de comprar ou vender, enquanto a maioria dos participantes do mercado não estão a par da direção da tendência futura.

Comprar a ação quando a linha média cruza abaixo da linha inferior das Bandas de Bollinger e vender quando o preço cruzar a linha superior da linha de Bollinger é uma estratégia de trading com alto potencial de gerar lucro.

Qualquer referência ao histórico dos movimentos ou níveis dos preços é informativa e baseada em análises externas e nós não garantimos que qualquer desses movimentos ou níveis ocorrerão novamente no futuro.

AVISO DE RISCO

As negociações em opções binárias possuem alto nível de risco e podem resultar na perda dos seus fundos.

Avatar

Autor: Vagner Andres

Compartilhe Este Artigo no
468 ad

Trackbacks/Pingbacks

  1. O que é Bandas de Bollinger? | CRYPTO MONEY - […] populares, que define a volatilidade do ativo negociado em relação aos níveis de preços locais. O indicador Bandas de…
Translate »

Seguidores e Curtidas Grátis !

Acesse para ganhar seguidores e curtidas no Instagram gratuitamente...

Saiba mais...
%d blogueiros gostam disto: