Identificando Níveis de Sobre compra e Sobre venda Com o Oscilador Estocástico

O Oscilador Estocástico é um indicador que no momento determina posições de sobre compra e sobre venda. Em outras palavras, ele pode fornecer a informação sobre quando entrar ou deixar o mercado. O indicador também é utilizado para prever a performance futura do ativo de base. Foi criado e apresentado por George C. Lane nos anos 1950.

O Oscilador Estocástico como é mostrado na plataforma comercial IQ Option
O Oscilador Estocástico como é mostrado na plataforma comercial IQ Option

Como funciona?

De acordo com o próprio Lane, o indicador “não segue o preço, não segue o volume ou nada parecido. Ele segue a velocidade ou o momentum do preço. Via de regra, o momentum muda sua direção antes do preço”. O indicador, portanto, é capaz de prever pontos de reversão da tendência, o que é crucial para o trading de sucesso.

O Oscilador Estocástico retorna o raio entre o último preço de fechamento e a faixa entre a alta e a baixa de determinado período de tempo. É baseado na premissa que durante tendências de alta, os preços estarão acima do preço de fechamento do período anterior. Alternativamente, durante tendências de baixa, os preços provavelmente estarão abaixo do preço de fechamento anterior.

Durante a tendência de alta, o OE provavelmente ficará na posição de sobrecompra por um bom tempo
Durante a tendência de alta, o OE provavelmente ficará na posição de sobrecompra por um bom tempo

O oscilador consiste em duas linhas horizontais e duas linhas de médias móveis (a rápida e a lenta). A linha média móvel rápida tem, nas definições padrão, o período 3, enquanto a MA lenta tem um período de 13. O oscilador varia de 0 a 100. Os níveis de sobrecompra e sobrevenda são estabelecidos em 20% e 80%, respectivamente, pelas configurações padrão, sendo duas linhas horizontais.

Quando as médias móveis lenta e rápida permanecem acima do nível 80%, o ativo é considerado em sobrecompra. Quando ambas linhas permanecem abaixo do nível 20%, o ativo está em sobrevenda. Deve ser notado, porém, que as leituras de sobrevenda não são necessariamente uma alta por vir, já que os ativos podem permanecer na zona de sobrevenda por um bom tempo sem deixá-la. De forma similar, leituras de sobrevenda nem sempre indicam a necessidade de abrir uma posição “Abaixo”. Ativos podem permanecer em sobrecompra por períodos de tempo relativamente longos durante uma tendência ascendente forte.

Como configurar?

Configurar o Oscilador Estocástico na plataforma IQ Option é fácil.

Clique no botão “Indicadores” no canto inferior esquerdo da tela. Depois escolha o Oscilador Estocástico da lista de indicadores possíveis.

Configurando o indicador. Passo um
Configurando o indicador. Passo um

Vá para a aba “Configurar & Aplicar”, e se você deseja utilizar o indicador com os parâmetros padrão, simplesmente clique no botão Aplicar.

Condigurando o indicador. Passo dois
Condigurando o indicador. Passo dois

Ou você pode ajustar o indicador às suas preferências, mudando os períodos %K e %D, assim como os níveis de sobrecompra e sobrevenda para maior precisão (ou, do contrário, para mais sinais).

O indicador aparecerá na parte inferior da tela, logo abaixo do gráfico de preços.

Como usar isso no trading?

O principal objetivo do indicador é revelar os níveis de sobrecompra e sobrevenda, dando assim aos traders uma dica sobre quando abrir uma posição com potencial de lucro. Há várias maneiras de determinar esses casos com a ajuda do Oscilador Estocástico, das quais as duas seguintes são as mais confiáveis.

1. Níveis de sobrecompra e sobrevenda

Indicação de Sobrecompra 

Quando ambas médias móveis lenta e rápida estão acima do nível de sobrecompra, pode-se esperar que a tendência se torne descendente. A MA rápida cruzando abaixo da MA lenta é um sinal adicional de uma tendência de baixa por vir.

A reversão das linhas de médias móveis do OE na zona de sobrecompra como um indicativo do início de uma tendência de baixa
A reversão das linhas de médias móveis do OE na zona de sobrecompra como um indicativo do início de uma tendência de baixa

Indicação de Sobrecompra 

Quando ambas médias móveis lenta e rápida estão abaixo do nível de sobrevenda, pode-se esperar que a tendência se torne ascendente. A MA rápida cruzando acima da MA lenta pode se tornar um sinal adicional de uma tendência de alta por vir.

Reversão das linhas de médias móveis do OE na zona de sobrevenda como um indicativo do início de uma tendência de alta
Reversão das linhas de médias móveis do OE na zona de sobrevenda como um indicativo do início de uma tendência de alta

2. Divergência

Quando o indicador e a ação do preço começam a se mover em direções diferentes, isso pode ser visto como um sinal de reversão de tendência por vir. Divergêcnias podem ser tanto de alta, quanto de baixa.

Divergência como um indicativo de reversão de tendência
Divergência como um indicativo de reversão de tendência

Conclusão

O Oscilador Estocástico é uma ferramenta de análise técnica extremamente útil e interessante. Para sua máxima eficiência, pode ser combinado com outros indicadores de momento e de acompanhamento de tendência. A cautela pode ser necessária quando trabalhando com o indicador, já que os níveis de sobre compra e de sobre venda não necessariamente correspondem a uma reversão de tendência em breve.

Qualquer referência ao histórico dos movimentos ou níveis dos preços é informativa e baseada em análises externas e nós não garantimos que qualquer desses movimentos ou níveis ocorrerão novamente no futuro.

AVISO DE RISCO

As negociações em opções binárias possuem alto nível de risco e podem resultar na perda dos seus fundos.

Avatar

Autor: Vagner Andres

Compartilhe Este Artigo no
468 ad
Translate »

Você conhece o cartão digio ?

Sem anuidade, sem conta em banco. E você ainda controla tudo pelo celular.
Baixe o aplicativo e peça o seu.

Saiba mais...
%d blogueiros gostam disto: