Como Negociar com o Parabolic SAR da Maneira Mais Efetiva

O Parabolic SAR é um indicador de análise técnica desenvolvido por Welles J. Wilder. Foi descrito pela primeira vez no livro de Wilder em 1978, Novos Conceitos nos Sistemas de Trading Técnico. SAR significa “parada e reversão” (“stop and reverse”), ele rastreia a ação do preço com o passar do tempo. O indicador é posicionado abaixo do preço quando os preços estão subindo, e acima do preço quando os preços estão caindo. O próprio autor chamou este indicador de “Sistema Parabólico de Tempo/Preço”.

No momento, o Parabolic SAR é considerado um dos indicadores básicos e está incluso na maioria das plataformas de trading. O indicador foi desenvolvido com o propósito de notificar o trader sobre possíveis mudanças de tendência. Sendo um indicador único com alto potencial prático, o Parabolic SAR deve, no entanto, ser combinado com outros indicadores para obter a precisão máxima.

Como o Parabolic SAR funciona?

A ideia por trás do indicador é bem simples. Quando o preço cruza um dos pontos do Parabolic SAR, é esperado que o indicador retorne e apareça no lado oposto da linha do preço. Este comportamento pode ser um sinal de uma reversão de tendência por vir ou ao menos uma desaceleração da tenência.

O Parabolic SAR pode prever reversões de tendência, como ilustrado pelas situações 1, 2, e 3
O Parabolic SAR pode prever reversões de tendência, como ilustrado pelas situações 1, 2, e 3

Pode-se ver na imagem acima que, quando o Parabolic SAR toca o preço, a tendência muda sua direção. Este indicador de acompanhamento de risco pode estimar os pontos ideais de entrada/saída, prever a direção da tendência e o comportamento futuro da ação do preço.

Configurações para o Trading Diário

Para usar o indicador de análise técnica Parabolic SAR, clique no botão “indicadores” no canto inferior esquerdo da tela, e depois escolha o Parabolic SAR da lista de indicadores possíveis.

Configurando o indicador na plataforma IQ Option
Configurando o indicador na plataforma IQ Option

Clique em “Aplicar” se você quer usar o indicador com os parâmetros padrão. Ou você pode trocar para a aba “Configurar & Aplicar” e configurar o indicador de acordo com o seu gosto.

Usando o Parabolic SAR com os parâmetros padrão
Usando o Parabolic SAR com os parâmetros padrão

O trader pode ajustas dois parâmetros técnicos na aba “Configurar & Aplicar”, que são a aceleração e a aceleração máxima. Ao aumentar os números, você pode tornar o indicador mais sensível, mas ou mesmo tempo sacrifica a sua precisão.

O efeito oposto pode ser atingido ao reduzir os valores da aceleração e da aceleração máxima: o indicador se tornará menos sensível, mas também fornecerá menos sinais falsos. Encontrar o equilíbrio correto entre precisão e sensibilidade é a primeira tarefa para os traders interessados em utilizar o Parabolic SAR no trading diário.

Ajustando os parâmetros de aceleração e aceleração máx
Ajustando os parâmetros de aceleração e aceleração máx

Como Usar o Indicador Parabolic SAR

De acordo com o próprio Welles J. Wilder, o indicador deve ser utilizado somente durante tendências fortes, que geralmente não excedem 30% do tempo. O uso do Parabolic SAR em intervalos de tempo curtos e durante movimentos laterais não é aconselhado, já que o indicador perde seu potencial de previsão e pode retornar sinais falsos.

O indicador perde seu poder de previsão durante períodos de baixa volatilidade, mas fornece resultados decentes quando a volatilidade é alta
O indicador perde seu poder de previsão durante períodos de baixa volatilidade, mas fornece resultados decentes quando a volatilidade é alta

Traders profissionais frequentemente combinam o uso do Parabolic SAR com outros indicadores. Uma das combinações possíveis – Parabolic SAR e Média Móvel Simples – e suas aplicações práticas são descritas abaixo. É aconselhado checar os sinais do Parabolic SAR com a ajuda de outros indicadores. 

Parabolic SAR + SMA

A combinação dessas duas ferramentas de análise técnica é popular entre os traders experientes. O Parabolic SAR (aceleração = 0.04, aceleração máxima = 0,4) e a SMA (período = 55) são usados juntos para confirmar os sinais um do outro. Quando utilizando ambos indicadores ao mesmo tempo, os traders esperam que os seguintes sinais apareçam:

Antecipação da tendência ascendente

Quando o preço está abaixo da SMA e o Parabolic SAR demonstra movimento ascendente, a tendência muito provavelmente se tornará ascendente.

Antecipação da tendência descendente

Prevendo tendências de alta e de baixa com uma combinação do parabolic SAR e da SMA
Prevendo tendências de alta e de baixa com uma combinação do parabolic SAR e da SMA

Quando o preço está acima da SMA e o Parabolic SAR demonstra movimento decrescente, a tendência muito provavelmente se tornará descendente.

Ambas as situações podem ser vistas na imagem acima. No início dos intervalos numerados 1 e 3, pode ser uma boa ideia investir em opções Acima, enquanto os intervalos numerados 2 e 4 correspondem a um sentimento de baixa.

Qualquer referência ao histórico dos movimentos ou níveis dos preços é informativa e baseada em análises externas e nós não garantimos que qualquer desses movimentos ou níveis ocorrerão novamente no futuro.

AVISO DE RISCO

As negociações em opções binárias possuem alto nível de risco e podem resultar na perda dos seus fundos.

Avatar

Autor: Vagner Andres

Compartilhe Este Artigo no
468 ad
Translate »

Você conhece o cartão digio ?

Sem anuidade, sem conta em banco. E você ainda controla tudo pelo celular.
Baixe o aplicativo e peça o seu.

Saiba mais...
%d blogueiros gostam disto: