Commodity Channel Index: Dicas, Truques e Como Usar

O Commodity Channel Index – CCI (ou Índice de Canal de Commodities, em uma tradução livre) é um indicador de análise técnica do tipo oscilador. Ele é usado para identificar uma tendência emergente e determinar os níveis de sobrecompra/sobrevenda. Este indicador foi introduzido pela primeira vez por Donald Lambert na revista Commodities em 1980. Originalmente desenvolvido para identificar ciclos de negociação de commodities, atualmente é aplicado a uma ampla gama de ativos.

O CCI como exibido na plataforma de negociação IQ Option

O CCI compara o preço atual do ativo com seus preços médios durante um período definido. Quando os preços atuais estão acima do nível médio, o CCI é relativamente alto. Alternativamente, quando os preços atuais estão abaixo do valor médio do período, o CCI é relativamente baixo. O indicador, portanto, fornece meios para a identificação do nível de sobrecompra/sobrevenda.

A lógica do indicador

O CCI mede a diferença entre a mudança de preço atual e a mudança de preço médio do ativo subjacente. Quando os preços estão acima do nível médio, a leitura do indicador tende a ser alta. Quando os preços estão abaixo do nível médio, a leitura será aparentemente baixa.

O CCI pode ser usado tanto como um indicador principal quanto um complementar. Ao usá-lo como indicador principal, os traders podem querer rastrear os níveis de sobrecompra e sobrevenda, bem como as divergências de alta e baixa, para tentar prever reversões de tendência.

Ao usar o CCI como um indicador complementar, picos acima de +100 podem apontar para uma ação de preço forte e uma tendência de alta futura. Mergulhos abaixo de -100 podem apontar para uma ação de preço fraca e uma possível tendência de baixa.

Pontos de reversão no gráfico do CCI

Como configurá-lo?

Configurar o CCI na plataforma IQ Option é simples.

Clique no botão “Indicadores” no canto inferior esquerdo da tela. Vá até a guia “Tendência” e escolha Commodity Channel Index na lista de opções disponíveis.

Em seguida, clique no botão “Aplicar” se quiser usar o indicador com parâmetros padrão. Você também pode ajustar o indicador ao seu gosto. Observe que, quando usado com parâmetros padrão, 70 a 80% das leituras do CCI ficam entre +100 e -100. Quanto menor o período do passado, mais volátil será o CCI com uma porcentagem menor de valores entre +100 e -100.

Setting up the indicator. Step two

Como usá-lo em negociações?

Nova tendência

Como mencionado acima, 70% a 80% de todas as leituras do CCI ficam no intervalo de -100 / +100. Quando as leituras deixam os limites, há uma chance de algo interessante estar acontecendo. Se o indicador cruzar o limite de +100 a partir de baixo, alguns traders esperarão por uma tendência de alta. Devido a uma natureza atrasada do CCI, a tendência de alta poderia, na verdade, já ter terminado. Neste caso, é um objetivo do trader determinar se ela durará ou não. E, se sim, por quanto tempo.

Uma tendência de alta identificada pelo CCI

Da mesma forma, se a linha -100 for cruzada de cima, alguns traders esperarão uma tendência de baixa.

Uma tendência de baixa identificada pelo CCI

Sobrecomprado/Sobrevendido

O CCI é um indicador livre, o que torna a identificação dos níveis de sobrevenda e sobrecompra um pouco complicada (mas não impossível). O ativo subjacente pode continuar perdendo o seu valor muito depois de o CCI ter entrado na zona de sobrevenda, bem como apreciar mesmo se o CCI estiver na posição de sobrecompra há um bom tempo.

A seleção dos níveis de sobrecompra/sobrevenda depende do mercado e do ativo que está sendo analisado. No mercado Forex, geralmente se acredita que o ativo subjacente está sobrecomprado quando o indicador CCI está acima da marca de +200, um ponto realmente difícil de ser alcançado. Da mesma forma, se o CCI foi abaixo de -200, o ativo é considerado sobrevendido.

Uma posição de sobrecompra identificada pelo CCI e uma subsequente tendência de baixa

Divergências

Se o ímpeto (momentum) direcional não confirmar o preço, pode-se esperar que uma tendência seja revertida em breve. Quando o CCI forma uma baixa mais alta e o ativo subjacente faz uma baixa mais baixa, ocorre uma divergência de alta. A divergência de baixa aparecerá quando o CCI formar uma alta mais baixa e o ativo subjacente uma alta mais alta.

Divergência como prenúncio de reversão de tendência

Deve-se notar que, durante uma forte tendência, as divergências podem ser enganosas.

Conclusão

O Commodity Channel Index é uma ferramenta versátil de análise técnica usada para identificar tendências emergentes e determinar posições de sobrecompra e sobrevenda. Ela oferece uma boa combinação de precisão e potencial de análise. Outros indicadores podem ser necessários para confirmar os sinais enviados pelo CCI.

Qualquer referência ao histórico dos movimentos ou níveis dos preços é informativa e baseada em análises externas e nós não garantimos que qualquer desses movimentos ou níveis ocorrerão novamente no futuro.

AVISO DE RISCO

As negociações em opções binárias possuem alto nível de risco e podem resultar na perda dos seus fundos.

Vagner Andres

Autor: Vagner Andres

Compartilhe Este Artigo no
468 ad
Translate »
EURUSD=X 
$1.17  (0.20%)
JPY=X 
$105.54  (-0.01%)
GBPUSD=X 
$1.29  (0.89%)
CHF=X 
$0.9250  (-0.42%)
CAD=X 
$1.34  (-0.03%)
AUDUSD=X 
$0.7065  (0.45%)
NZDUSD=X 
$0.6554  (0.07%)
EURGBP=X 
$0.9062  (-0.69%)
EURCHF=X 
$1.08  (-0.22%)
EURCAD=X 
$1.56  (0.16%)
EURAUD=X 
$1.65  (-0.25%)
EURNZD=X 
$1.78  (0.15%)
EURJPY=X 
$122.97  (0.17%)
GBPJPY=X 
$135.69  (0.90%)
CHFJPY=X 
$114.10  (0.43%)
CADJPY=X 
$78.86  (0.04%)
AUDJPY=X 
$74.54  (0.46%)
NZDJPY=X 
$69.12  (0.04%)
GBPCHF=X 
$1.19  (0.47%)
GBPAUD=X 
$1.82  (0.45%)
GBPCAD=X 
$1.72  (0.87%)
error: Protected Content !!
%d blogueiros gostam disto: