Calendário Econômico Para Hoje

O calendário econômico é a a cronologia de todos os maiores eventos no mundo financeiro – notícias que nos ajudam a entender como o mercado está se movendo a qualquer dado momento. Discursos de chefes de Estado da Grã-Bretanha e do Japão, relatórios sobre o desemprego nos EUA e na Europa, índices de inflação, PIB e previsões para o petróleo – tudo isso influencia as atitudes dos participantes do mercado. É por isso que um calendário econômico sonoro é uma necessidade primária para todo trader. Veja uma descrição específica de tal calendário abaixo.

Calendário Económico fornecido por Investing.com Portugal, o portal financeiro líder.

Como Usar o Calendário Econômico no Trading

O Calendário Econômico foi desenvolvido para facilitar o rastreamento das notícias e relatórios econômicos do mundo todo. Estes calendários tornam possível a classificação das notícias por país, significância, data e tipo (como PIB, CPI, mercado de trabalho e etc). Assim, é possível para os traders prever a volatilidade e planejar suas estratégias de gerenciamento de risco de acordo.

Os itens mais significativos das notícias (quando é esperada alta volatilidade) são destacados com três símbolos específicos no calendário econômico, enquanto o que é menos importante é marcado com apenas um símbolo. É importante ter em mente que cada relatório econômico tem um “valor ideal” – se todos os números corresponderem aos valores ideais, isso significa que a economia está se desenvolvendo num bom ritmo e a um risco mínimo, e é por isso que tal economia é muito atrativa para investidores ao redor do mundo.

A Lenda do Calendário Econômico

Além da importância de notícias econômicas específicas, os participantes do mercado também devem considerar a diferença entre o prognóstico e os resultados reais, e também levar em consideração os níveis mínimos e máximos do histórico.

As publicações de notícias e relatórios econômicos de países com a economia desenvolvida ou em desenvolvimento são eventos decisivos que têm um impacto nos movimentos das cotações. Há muitos relatórios econômicos sendo publicados todos os dias, e os traders usam a reação do mercado a vários novos itens como um sinal para abrir novas posições.

  • Mas entre os traders a maneira de abordar as negociações com esta informação é, de certa forma, ambígua:
  • Alguns traders recomendam não perder a oportunidade de capitalizar sobre as notícias econômicas;

Outros tendem a esperar que o mercado se estabilize e não fazer nenhum investimento
É importante entender que há um grande número de fatores que devem ser considerados antes de negociar baseando-se em novas notícias. Também é sabido que pode haver volatilidade massiva e imprevisível no mercado quando a notícia é divulgada.

Eventos mais importantes do Calendário

As flutuações nas cotações relacionadas a uma única publicação podem ser às vezes na faixa de 80-150 pontos dentro de apenas alguns minutos. Outras notícias no calendário econômico têm quase nenhuma influência no mercado.Reunião dos representantes do Banco Central

O encontro do diretor do banco central do país com o gabinete do ministro das finanças é muito importante, já que estas pessoas são responsáveis pela política monetária do país. O desenvolvimento econômico depende deles – se eles enfatizam o crescimento do PIB ou focam na inflação. Além do mais, essas pessoas são responsáveis pelas decisões sobre a taxa de juros – um fator econômico chave.

Geralmente, as decisões sobre a taxa de juros são feitas durante as reuniões dos representantes dos bancos centrais e as mudanças na taxa são anunciadas logo após a reunião.

Conferência de imprensa

Geralmente, logo após a reunião, há uma conferência de imprensa promovida pelos líderes do banco central, durante a qual eles falam sobre a situação econômica geral no momento.

Minutas da reunião

Duas semanas após a reunião, é publicado um relatório das minutas, incluindo tudo que foi discutido durante o evento. Isso dá aos traders um melhor entendimento sobre a visão e os métodos para a resolução dos problemas atuais defendidos pelos representantes do banco central antes de fazer uma decisão de longo prazo.

Decisão sobre a taxa de juros

Taxas de juros entre 2% e 2,5% são consideradas ideais. Os cortes nas taxas levam ao estímulo da economia. Os empréstimos ficam mais baratos para os bancos primeiro, e depois para as corporações, e finalmente para os consumidores. A demanda por bens e serviços aumenta, assim como o crescimento econômico.

Antes da decisão da taxa de juros, tais fatores como o PIB, o CPI e o mercado de trabalho são levados em consideração.

Inflação

A inflação (CPI = índice de preços ao consumidor) é a taxa na qual os níveis de preços gerais para bens e serviços estão crescendo. Devido à alta inflação, há uma depreciação do valor do dinheiro e, consequentemente, queda do poder de compra. É claro, a população em geral está interessada em baixa inflação para que seu dinheiro não seja depreciado. Mas o governo quer que as pessoas gastem o máximo possível para abastecer os cofres do estado através da coleta de impostos.
E é por isso que a inflação entre 2% e 2,5% é considerada ideal, já que ela supre ambos – o governo e o povo.

Produto Interno Bruto (PIB)

Produto Interno Bruto (PIB) é o valor monetário de todos os bens de consumo e serviço produzidos dentro das fronteiras de um país, em um período de tempo específico. Quanto maior este número, melhor a economia. Um aumento neste valor é um sinal de que a economia está se desenvolvendo rapidamente. No entanto, um aumento muito grande também pode ser um risco, porque a economia pode estar sobrecarregando-se e o PIB pode cair abruptamente.

Esse é o motivo pelo qual o um PIB entre 3%-3,5% é considerado ideal para países com uma economia em desenvolvimento.

Mercado de Trabalho e Taxa de Desemprego

O mercado de trabalho é um mecanismo de oferta e demanda que torna possível estabelecer e manter um certo volume de empregabilidade e um nível médio de remuneração. Se o nível de desemprego é extremamente baixo, então a competição por potenciais empregados aumentará e os empregadores terão que, ou aumentar o salário, ou trazer empregados de países estrangeiros. Por isso uma taxa de desemprego abaixo de 6% é considerada um risco. O governo está interessado no desenvolvimento de polos científicos, no intuito de construir uma economia mais competitiva, assim como em prover a oportunidade para pessoas desempregadas adquirirem novas habilidades.

Dicas Importantes

É importante entender que há uma volatilidade massiva no mercado depois da publicação de notícias específicas e – algumas vezes – o movimento das cotações torna-se difícil de ser explicado logicamente. Mesmo assim, entender os resultados destes relatórios é um dos aspectos chave para o sucesso de traders experientes, já que este conhecimento torna possível reduzir-se os riscos das negociações.

Após a publicação de notícias, os participantes do mercado não somente comparam os dados publicados com os valores previstos, como também consideram os “valores ideais”, atentam-se ao significado histórico e aos desvios bruscos.

Qualquer referência ao histórico dos movimentos ou níveis dos preços é informativa e baseada em análises externas e nós não garantimos que qualquer desses movimentos ou níveis ocorrerão novamente no futuro.

AVISO DE RISCO

As negociações em opções binárias possuem alto nível de risco e podem resultar na perda dos seus fundos.

Avatar

Autor: Vagner Andres

Compartilhe Este Artigo no
468 ad
Translate »

Você conhece o cartão digio ?

Sem anuidade, sem conta em banco. E você ainda controla tudo pelo celular.
Baixe o aplicativo e peça o seu.

Saiba mais...
%d blogueiros gostam disto: