6 formas de obter o máximo de ganhos utilizando o Indicador de Força Relativa, ou RSI

De facto, a comunidade do «trading» (negociação) aplica o indicador RSI para definir níveis de «overbuying/overselling» (grandes volumes de compras/vendas) presentes no mercado. Consulte também a aplicação RSI, que aumenta ainda mais a precisão do indicador.

Sinais do RSI
Forma padrão de aplicar o RSI

A primeira forma (tradicional) – comprar a opção no momento em que o RSI sai da zona de grandes volumes de compras/vendas.

  • Geralmente, quando o valor da linha RSI se situa abaixo do nível de 30% nos grandes volumes de vendas, a força das baixas de mercado enfraquece, o que significa que a saída de um indicador desta zona representa o momento certo para abrir uma posição de subida.
  • Geralmente, quando os valores são superiores a um nível de 70% nos grandes volumes de compras, é preciso considerar as variantes que poderão conduzir a uma baixa de mercado.

A opção de compra é uma operação que deve ser indicada, estritamente, pelo momento em que o indicador sai da zona de grandes volumes de compras/vendas.

RSI em prazos menores

2.ª forma. Se negociar opções turbo ou binárias com prazo de validade inferior a 30 minutos, os níveis 70 e 30 nem sempre permitem executar entradas precisas. O período deve ser diminuído, para que o indicador alcance os respetivos valores extremos com maior frequência. Para períodos de tempo inferiores a uma hora, pode-se utilizar um RSI igual a 5 e 90 para 10 níveis, ou até mesmo igual a 95 para 5 níveis.

Eis um exemplo que mostra como definir o RSI para um período de 90/10 e 5:

RSI com 5 Período
RSI com período de 5 num gráfico de 1 minuto

3.ª forma. Para aprovação adicional, é necessário que preste atenção ao período de valor mais elevado, a fim de ver qual é a tendência global. A negociação de opções binárias em sentido contrário à tendência é má ideia, pelo que o sinal de direção referente ao período de tempo atual e outro acima deverão corresponder entre si.

É este o aspeto do sinal de aprovação nos gráficos de 1 minuto e 5 minutos:

Sinais em vários prazos
No longo prazo M5, o RSI apresenta o sinal de aprovação no gráfico M1

O período e os níveis de RSI devem corresponder um ao outro em ambos os gráficos.

4.ª forma. Existe uma técnica de «scalping» para negócios a prazos muito curtos. Este método de negociação está a ser aplicado com frequência pelos negociadores americanos. A característica que distingue esta estratégia consiste em obter uma grande quantidade de sinais durante um curto período de tempo. O principal objetivo é o de minimizar absolutamente o tempo de resposta de um indicador.

Configurações:

  • O período RSI é igual a 2 barras;
  • Os limites de grandes volumes de compras são também definidos para os máximos possíveis – 99 para grandes volumes de compras e 1 para grandes volumes de vendas.

Como de costume, esta estratégia é utilizada nos gráficos M1 ou M5. Geralmente, o prazo de validade da opção binária não ultrapassa os 5 minutos.

«Scalping» com o RSI
Configuração de RSI para «scalping»

Divergência de RSI

5.ª forma – procurar uma divergência no gráfico constitui um método eficaz de obter sinais de RSI A divergência é uma discrepância entre os valores apresentados no gráfico e o indicador. Por exemplo, quando o gráfico aponta para um máximo superior e o indicador apresenta um máximo inferior.

Exemplo de divergência – dois valores máximos no gráfico encontram-se ao mesmo nível, enquanto no gráfico indicador o segundo máximo é muito superior:

Divergência RSI
Divergência

Todos os tipos de divergência enquadram-se no esquema acima exposto. Lembre-se sempre – tem de confiar, exatamente, naquilo que lhe é apresentado pelo indicador: se subir, compramos uma opção CALL; se diminuir, compramos uma opção PUT.

divergência rsi
Tipos de divergência

Exemplo de entrada de posição com base na divergência do RSI:

Divergência do RSI

RSI + Análise de Bollinger

6.ª e última forma – combinar indicadores de RSI e análises (bandas) Bollinger, porque os primeiros mostram movimentos impulsivos e a segunda mostra a direção principal dos movimentos do mercado. Como resultado, obtemos sinais muito precisos sobre se devemos ou não entrar na posição.

As regras de negociação com o RSI são totalmente padrão: compramos opções PUT (“Abaixo”) quando ele sai da zona de sobrecompra, e opções CALL (“Acima”), quando ele sai da zona de sobrevenda. Mas entramos com uma posição somente quando o preço está próximo da linha mais baixa do indicador Bandas de Bollinger, que funcionará como um filtro. Num cenário ideal, o preço deve cruzar a linha no momento do recebimento do sinal do RSI.

No caso de um sinal para Call (“Acima”), o preço de abertura da vela que cruza a linha deve ser inferior a ela, e o preço de fechamento, superior:

CALL RSI
Sinais para CALL com o filtro das Bandas de Bollinger

O mesmo funciona para a venda – o preço deve ao mesmo tempo cruzar a linha superior, sendo o preço de abertura da vela superior à linha, e o preço de fechamento, inferior.

PUT Bollinger
Sinais para PUT com o filtro das Bandas de Bollinger

O tempo de expiração pode variar dependendo do timeframe utilizado. Idealmente, o tempo de expiração deve ser igual à quantidade de barras para a obtenção da média móvel (linha do meio) a partir da extremidade do corredor. Pode-se contar a quantidade média de barras entre uma extremidade e outra da tela, e dividir este valor por 2.

Conclusão

Os mais famosos e populares indicadores podem ser fundamentais para uma estratégia de negociação lucrativa, se usados corretamente. Nós analisamos algumas maneiras simples de aumentar a porcentagem de negócios bem-sucedidos com a estratégia tradicional do RSI. Tente utilizar esses métodos na conta de treinamento gratuita.

Os indicadores tradicionais já são tão comuns na vida dos traders, que alguns já nem os consideram instrumentos sérios de negociação. Ao mesmo tempo, a maioria das mais modernas abordagens são baseadas no RSI e nas médias móveis. A mais importante vantagem do RSI é o seu caráter universal, pois é um indicador que se pode usar com o mesmo sucesso nos pares de moeda, nas ações ou itens, sem perder a qualidade dos sinais.

Qualquer referência ao histórico dos movimentos ou níveis dos preços é informativa e baseada em análises externas e nós não garantimos que qualquer desses movimentos ou níveis ocorrerão novamente no futuro.

AVISO DE RISCO

As negociações em opções binárias possuem alto nível de risco e podem resultar na perda dos seus fundos.

Avatar

Autor: Vagner Andres

Compartilhe Este Artigo no
468 ad

6 Comentários

  1. Avatar

    É tudo muito bonito, mas quero ver fazerem isso “on-line”!
    Eu também sei analisar gráficos depois das velas estarem à vista! Explico tudo direitinho! O problema é que muitas das vezes não acontece assim! Acontece um desses sinais e… contrariamente ao esperado, continua na direção contrária ao que dizem todos os sinais (no momento)!
    Eu provo tudo aquilo que acabo de dizer a quem quiser!

  2. Avatar

    Sed tristique pretium risus. Ut luctus, dui quis commodo luctus, quam nulla ultricies lorem, eu ornare nulla metus at leo. Praesent rhoncus sapien sit amet mauris. Aenean commodo erat eu eros. Morbi tristique, risus sed consequat bibendum, enim augue tincidunt quam, ac semper libero velit vitae eros.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Костя - Muito bom trabalho, quanto mais informaçoes melhor. Mas tive uma duvida, qual ao período e o desvio na Análise das…
Translate »

Você conhece o cartão digio ?

Sem anuidade, sem conta em banco. E você ainda controla tudo pelo celular.
Baixe o aplicativo e peça o seu.

Saiba mais...
%d blogueiros gostam disto: